Existe um jardim encantado, fechado e protegido por "magia poderosa". Uma vez por ano, alguém com azar tem a oportunidade de entrar e tomar um banho na Fonte para conseguir "a justa fortuna para sempre". Conscientes do muito que pode ajudar, gente desgraçada (com e sem poderes) aglomera-se nas periferias do jardim no dia mais longo do ano. Três bruxas conhecem-se e contam as suas lamentáveis histórias.
A primeira, Asha, tem "uma doença que nenhum curandeiro pode curar". Confia em que a Fonte possa devolver-lhe a saúde.
A segunda é Altheda, que foi roubada e humilhada por um feiticeiro. Espera que a Fonte tire os seus sentimentos de inútil e a pobreza.
A terceira bruxa é Amata, que foi abandonada pelo seu amado e deseja que a Fonte cure a sua "dor e solidão".Quem das três deve ganhar?

Sem querer competir, decidem unir os seus esforços para entrar todas no jardim e tomar um banho na Fonte. Então, umas enredadeias saem do jardim e cobrem a Asha, a primeira bruxa. Ela agarra Altheda, que também segura Amata. Mas Amata abraça a armadura de um cavaleiro e os quatro entram no jardim. Uma vez que apenas um poderá tomar banho na Fonte, as duas primeiras bruxas repreendem Amata sobre ter incluido um quarto concorrente, o cavaleiro. Ele é muggle (os contos não utilizam essa palavra, mas diz-se que não tem magia) e chama-se Sir Sinsuerte.

Quando decide abandonar o jardim, Amata pede-lhe que fique e que se junte ao grupo. No caminho até à Fonte, enfrentam-se a três desafios: o primeiro é uma monstruosa minhoca branca, gorda e cega. Exige-lhes uma "prova da sua dor". Após tentar atacar inutilmente com magia, as lágrimas de frustração de Asha finalmente satisfazem à criatura, e os quatro podem continuar o seu caminho.

A seguir, encontram-se com uma inclinada encosta que exige-lhes que paguem o "fruto dos seus trabalhos". Depois de horas e horas a trabalhar, os ânimos de Altheda aos seus amigos (o suor do seu rosto) permitem-lhe continuar.Finalmente, encontram um riacho que precisa do "tesouro do seu passado". É inútil flutuar ou nadar através dele, até que Amata usa a sua varinha para retirar as lembranças do amor que a abandonou e atira-as à água (exactamente como na Penseira!). Umas pedras para passar aparecem do rio e os quatro podem cruzar até à Fonte, onde devem decidir quem irá tomar o banho.

Asha vai-se abaixo, dorida pela sua doença. Está perto da morte. Está tão mal que não pode chegar à Fonte e pede aos seus três amigos que vão sem ela. Altheda faz rapidamente uma poção para a ressuscitar, curando-a imediatamente da sua doença, pelo que já não precisa de tomar banho na Fonte. Ao curar Asha, Altheda descobre as suas habilidades para curar e que pode ganhar dinheiro curando outras pessoas, pelo que já não precisa da Fonte. A terceira, Amata, após atirar as suas más recordações ao rio já não sente nada pelo seu antigo amor e oferece a Fonte a Sir Sinsuerte como recompensa pela sua coragem.

O cavalheiro surpreende-se pela sua própria sorte e mete-se na Fonte com a sua armadura oxidada. Ajoelha-se perante Amata e pede-lhe a sua mão e coração. Cada bruxa cumpriu o seu sonho. A primeira tem a sua doença curada. A segunda encontrou a forma de resolver a sua pobreza. Finalmente, Amata encontra um homem suficientemente bom para ela, o cavaleiro. Todos estão felizes. Mas o que os quatros não sabem é que a Fonte não tem nenhum poder! Foram eles mesmos que conseguiram curar-se e salvar-se! Nisso consiste a Fonte da Justa Fortuna.

15 comentários:

zueirasecia disse...

gostei

Anónimo disse...

este é o meu conto favorito!

Anónimo disse...

ameeei!

Anónimo disse...

gostei muito, muio mesmo!!!

OGROS disse...

Muito bom!!!

Parece aqueles proverbios que os antigos usam quando querem te dar lição de moral!!

Anónimo disse...

Muito bom mesmo! =D

Anónimo disse...

noooosssaaa
mto bom msm todos somos capazes, so basta querer

África - A Cultura disse...

Meu conto favoritotbm .. =D

Anónimo disse...

amei esse conto. comovente...!

Anónimo disse...

cada vez mais cativante...
agora, lanço um desafio...
no próximo livro da J.K. Rowling várias pessoas(de qualqurer nacionalidade)serão sujeitas a um concurso. O vencedor poderá aparecer como personagem significativa na história do próximo livro...

Unknown disse...

Bem peculiar!!!
Gostei bastante é curioso!!!
Diferente de tudo o que já li da autora!!!

Anónimo disse...

meu conto favorito
amo d+ desde 2008
amo d+ as historias de J.K. Rowling

Unknown disse...

Meu conto preferido!A única relação com "Harry Potter" é o lago com funçoes de penseira(A de Dumbledore).Adorei o livro!

Pedro Ribeiro disse...

Tá mesmo brutal

Anónimo disse...

OLa adorei essa historia de sofrimento e superaçao me fez recorda minhas horas de dificuldades na minha vida e me fez pensa um pouco pra refleti as alegrias depois da tristeza contida em meu passado pra um futoro melho e saudavel .

Créditos:

Tradução do resumo divulgado pela Amazon.com